👋 Oi. Eu sou o Igor e meu objetivo é te ajudar a ter um dia mais leve, seja dentro ou fora do escritório. Me envie perguntas ou sugestões e se inscreva no botão abaixo para ser uma das primeiras pessoas a receber as próximas edições.
Durante o ensino médio e até mesmo na faculdade eu era o tipo de pessoa que não gostava de filosofia. Na verdade eu achava chato demais, mas há menos de dois anos eu me deparei com o estoicismo.
O meu objetivo não é entrar com profundidade nesta linha de pensamento, mas após ler e conhecer um mais sobre seus pensadores, confesso que aprendi algumas coisas e talvez a mais relevante até o momento seja o título deste texto: foque apenas no que você pode controlar. Isso quer dizer que devemos focar nossos esforços em nossos pensamentos, hábitos e ações, pois são coisas que depende de nós.
Para exemplificar, há uma onda de demissões em massa acontecendo no universo das startups, e se você foi afetado por isso, o que está em seu controle é o que você vai fazer a partir do momento que recebeu a notícia.
Pensar e remoer mentalmente coisas como "será que eu deveria ter feito A ao invés de B?”, “será que foi aquilo que eu disse?" ou “o que eu poderia ter feito para evitar?” não vai mudar a situação em nada, e ficar pensando em cenários hipotéticos só vai trazer ansiedade.
O que importa não é o que acontece, mas como você reage - Epicteto
Um outro exemplo pode ser até mesmo este texto. Saber quantas pessoas vão engajar, se quem está lendo vai gostar ou até mesmo quantos assinantes o texto vai trazer não depende de mim, e se eu focar nisso, posso ficar chateado ou ansioso. O que está sob meu alcance é ser genuíno com as reflexões, ter uma cadência semanal contigo e me preparar para trazer algo que agregue em seu dia.
Eu sei que é difícil pra caramba, mas há pessoas que ficam mentalmente doentes por se preocuparem sobre o que os outros pensam sobre seu trabalho, sobre as suas roupas, opiniões ou até mesmo suas habilidades, mas o que as outras pessoas pensam não está em seu controle, e quando você acredita que as coisas que estão fora do seu controle vão te trazer felicidade, você se coloca numa posição passiva e a sua felicidade deixa de depender de você, o que eu acredito que não seja o ideal.
Por isso, qualquer energia gasta em coisas que não estão sob seu controle é perda de tempo, porque não importa o quanto você se esforça, você nunca vai controlar os eventos externos.
Para terminar, encontrei esta imagem no twitter há alguns dias e ela é cirúrgica no assunto de hoje. Foque nisso e deixe o restante para lá.

Bom, por hoje é isso e obrigado por chegar até aqui. Se você está gostando do conteúdo ou tem algum feedback, curta este post ou deixe um comentário no botão abaixo.
Que seu dia seja tão leve como a queda das folhas numa tarde de outono 🍃